segunda-feira, 11 de maio de 2009

MENSAGENS EM GARRAFAS


Desde pequeno sinto atração por histórias de náufragos que, após nadar para ilhas desertas em busca de salvação, de lá mandavam mensagens em garrafas, na esperança de um dia serem resgatados.
Mais tarde tomei conhecimento de que, desde a antiguidade, cientistas jogavam garrafas ao mar com mensagens identificando o ponto de partida, na esperança de que uma vez resgatadas, essas garrafas revelassem o caminho das correntes marítimas.
Vemos que em ambos os casos a ESPERANÇA e a busca por RESPOSTAS alimentavam os desejos dessas pessoas; era como lutar com o imponderável, o insabido, em uma escuridão de luz.
Hoje, alguns manuscritos jogados ao mar da vida, há mais de cinqüenta anos, aportaram em minhas mãos.
Na leitura dessas mensagens não encontro uma busca por salvação, tão pouco pistas sobre novos caminhos ou rotas. O que sinto é que delas esvaem dolorosas verdades e vivências muito fortes; brotam gritos prisioneiros de um coração solitário.
Não há como mandar resgate ou mesmo definir uma rota.
Leio, releio, analiso e concluo que as mensagens são para.........ninguém.
Não sei o que fazer com elas.
Mas como ignorá-las se sei quem as escreveu?
O que fazer com os gritos surdos que ainda ecoam em minha cabeça após a leitura?
Como responder a perguntas lançadas dentro de um contexto que desconheço?
Melhor não tentar responder a essas perguntas.
Melhor incorporar essas mensagens ao meu eu.
Melhor misturar tudo como uma energia que impregne meu corpo.
Melhor deixar que assim repouse dentro de mim.
Melhor que siga em frente, sem reservas, sem controle, sem censura, como se fosse parte do DNA.
Afinal, são mensagens de meu pai.

Para José Vieira


Sergio Rocha

Um comentário:

Silvia Mara disse...

A salvação, as respostas, caminhos, rotas, estão dentro de você. Receber essas linhas é uma dádiva, não existe mensagem escrita para ninguém. Ele sabia o que estava fazendo, sabia que um dia chegaria às mãos certas.
Aproveite-as com sabedoria. Torne-as parte de você, assim como ele sempre foi.
Te amo!